Caboclo Flecheiro:
Um dos Caboclos mais antigos da Umbanda. A origem desta falange está nas tribos 'bantu' (negros originários da Angola). No Brasil, encontramos o Caboclo Flecheiro na condição de conselheiro e orientador. Grande conhecedor das ervas e sua utilização. Pois a sua função está associada a limpeza e proteção contra as demandas e vibrações negativas. Nos trabalhos espirituais este Caboclo é excelente no exercício de passes, pois, por ter seu fundamento em Oxalá, torna-se uma Entidade de grande valia para manter a disciplina e a harmonia nos ambientes em que trabalha. Gosta de frutas e vinhos doces. Seu amalá predileto é o Axoxô com frutas: 12 espigas de milho verde, 1 coco cortado em tiras, mel a gosto, 6 bananas-prata, 6 goiabas, 6 maçãs, 6 peras, 3 cachos de uvas brancas, 1 melão, 1 mamão. Modo de preparar: cozinhe o milho com água, retire os grãos das espigas, coloque-os em uma travessa ou alguidar, enfeite com tiras de coco com a casca interna e regue com bastante mel. Enfeite o prato com as frutas e sirva.
ORAÇÃO AO CABOCLO FLECHEIRO:
Oh meu Guia, protetor e irmão. Toma sua flecha certeira e me aponte o caminho da prosperidade. Que seu brado ecoe à minha volta, livrando-me de todas as vibrações contrárias a minha felicidade. Que eu saiba perceber Tua presença em minhas intuições e atitudes. Faz de mim um instrumento da alegria e da prosperidade.Meu querido e amado Caboclo Flecheiro, fiel aos seus ensinamentos, peço-te que me atenda nas minhas necessidades (faça o pedido). Por tudo isso dou graças ao Criador e a ti confio meus caminhos. Okê Caboclo!!
Esta obrigação pode ser entregue na Casa onde vc realiza seu desenvolvimento. Ou ainda embaixo de uma árvore ou numa campina.
Atenção: Caso vc seja filho de Oxosse, não use mel nesta obrigação. Substitua por uma calda de açúcar cristal.